sexta-feira, 12 de agosto de 2011

Dicas

Dicas
Aí vão algumas dicas do que fazer em casos de:
Hipoglicemia
 Prefira alimentos ricos em carboidratos e de fácil absorção, como: suco de laranja, refrigerante não dietético, bala não dietética de fácil mastigação, melzinho e açúcar. Em seguida, adiante sua próxima refeição.
Importante: Evite chocolates (dietéticos ou não), leite e seus derivados, pois estes alimentos demoram para aumentar o açúcar no sangue.
Hiperglicemia 
Nestes casos, é importante aumentar a ingestão de líquidos como água, chás de ervas e sucos dietéticos em pó, prevenindo assim, a desidratação.
Importante: Não fique sem se alimentar!!!
Lembrete:- Não se esqueça, após tomar estes cuidados para corrigir sua glicemia, procure fazer uma "ponta de dedo".
- As duas situações devem ser informadas ao seu médico e/ou nutricionista.
Estas dicas são da nutricionista Alessandra Souza.
Gordura Trans e Gordura Hidrogenada 
A gordura hidrogenada é um tipo específico de gordura trans, produzido pela indústria alimentícia. Aquela de tipo trans pode ser encontrada em alimentos de origem animal. O mesmo não acontece com a hidrogenada, presente somente em itens industrializados.
Um dos efeitos da ingestão de gordura trans ao organismo é alteração do metabolismo lipídico, o que pode favorecer o desenvolvimento de doenças cardiovasculares, infarto e derrame.
O ideal é que as pessoas com diabetes e a população de maneira geral sigam como recomendação a ingestão abaixo de 2g de gordura trans por dia. Por isso deve-se ter cautela ao consumir produtos industrializados como margarinas, gorduras hidrogenadas, biscoitos e sorvetes.
Uma boa dica é prestar atenção aos rótulos e à lista dos ingredientes, o que permite verificar a quantidade de gordura trans existente neles. Para ter certeza de que o alimento seja completamente livre da substância, o consumidor deve ler não apenas o rótulo, mas também a lista de ingredientes.
Se na sua composição esteja presente a gordura vegetal hidrogenada, provavelmente a quantidade de gordura trans existe no produto, mesmo que seja inferior a 0,2g de gordura trans por porção.
Os alimentos que apresentam as mais altas taxas de gordura trans são os biscoitos de tipo recheado, wafer e cream craker;  sorvetes cremosos; margarina; pipoca de microondas e salgadinhos.
Produtos Diet, Light e Zero
O termo zero significa que o produto tem como característica a ausência do açúcar em sua composição e possui combinações de ingredientes que buscam a semelhança do produto original.
A única mudança entre zero e diet é que os alimentos zero geralmente possuem menos quilocalorias que os produtos originais.
Para ser considerado light, o produto precisa apresentar uma redução mínima de 25% de calorias ou de alguns de seus ingredientes como o açúcar, gorduras, proteínas, entre outros.
A moderação no consumo desse tipo de produto é sempre recomendada. Sempre que possível, deve-se consultar um nutricionista para adequar individualmente a quantidade e a freqüência do consumo desses alimentos. 
Adoçantes 
Para as pessoas com diabetes, o adoçante é a melhor opção, por estar livre de carboidratos e açúcares. Seu consumo moderado não impõe riscos à saúde. É importante consultar um nutricionista para adequar as quantidades. 
fonte: www.adj.org.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário